40% dos Alunos do Município estão Acima do Peso

por Raquel Maciel última modificação 22/03/2023 16h46
O Programa Saúde na Escola avaliou, em 2022, 18 escolas estaduais e municipais.

A Tribuna Popular, da Sessão Ordinária que aconteceu nessa segunda-feira (20), contou com a presença da Nutricionista da Secretaria Municipal da Saúde, Angela Cristina Dahmer, e da Professora do Curso de Nutrição da UFSM/Palmeira das Missões, Vanessa Ramos.

Durante o espaço, elas explanaram sobre a análise da cobertura do Estado Nutricional dos anos 2019 a 2022 e sobre o Programa Saúde da Escola no ano de 2022 em Palmeira das Missões.

Segundo os dados apresentados, dos 2.343 alunos avaliados, 40% estão acima do peso para a idade; 2,4% estão com baixa estatura para idade; 2,1% estão abaixo do peso para idade; e 57,9% estão com peso adequado para a idade.

A Professora da UFSM, falou da importância do trabalho realizado, de forma intersetorial - entre a universidade, Secretaria de Saúde e Secretaria de Educação, para conhecer o estado nutricional do Município e das conclusões do trabalho.

"Tivemos um dado alarmante que comprova que o estado do Rio Grande do Sul é estado com pior saúde no que tange obesidade e o consumo de alimentos ultraprocessados. Nosso objetivo hoje aqui é sensibilizá-los de que precisamos pensar políticas públicas intersetoriais. Já está comprovado que nós não temos como resolver o problema do sobrepeso, da obesidade, do consumo alimentar saudável, com, simplesmente, atendimentos e consultas nutricionais", destacou Vanessa.

O Programa Saúde na Escola avaliou, em 2022, 18 escolas estaduais e municipais, com alunos de 0 a 19 anos, totalizando 30,37% da rede municipal e estadual.

(Fonte: Assessoria de Imprensa).