Abril Azul: Presidência do Legislativo faz movimento para implantação de Centro de Referência em Transtornos do Espectro Autista no município

por Raquel Maciel última modificação 11/04/2021 13h24
TEAcolhe objetiva organizar e fortalecer as redes municipais de saúde, de educação e de assistência social no atendimento às pessoas com autismo e suas famílias.

Durante esse mês a Câmara de Vereadores de Palmeira das Missões está realizando a campanha “Abril Azul: Quando conscientizamos, informamos e aprendemos as peças se encaixam!”.

Nesse sentido, o Presidente do Legislativo, vereador Claudio Mineiro, está se reunindo com lideranças municipais e regionais para somar esforços na busca de políticas públicas voltadas às pessoas com autismo, como por exemplo, os Centros de Referência em Transtornos do Espectro Autista.

Os Centros de Referência em Transtornos do Espectro Autista fazem parte do programa TEAcolhe, lançado pelo Governo do Estado na última segunda-feira (05), com o objetivo de organizar e fortalecer as redes municipais de saúde, de educação e de assistência social no atendimento às pessoas com autismo e suas famílias.

O TEAcolhe prevê a implantação de 30 centros regionais – para atender aos casos severos, graves e refratários da região de saúde respectiva, e sete macrorregionais – para oferecer retaguarda assistencial e suporte técnico-pedagógico às equipes dos municípios da macrorregião da saúde.

Ainda na quarta-feira (07), Mineiro esteve reunido com a Diretora e com o Presidente da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Barbara Vargas e Celso Prevedello, que demonstraram apoio total na busca pela implantação do Centro.

Já na manhã dessa quinta-feira (08), as visitas foram à Secretária Municipal de Assistência Social, Carmem Lúcia Soares, e à Coordenadora Regional de Educação, Jô do Carmo.

Durante a visita à Coordenadora, ela destacou que a 20ª CRE é a região com maior número de alunos autistas de todo o Estado do Rio Grande do Sul, o que enfatiza a necessidade da implantação do Centro Regional de Referência.

O vereador também esteve reunido com a Secretária de Educação, Maria Andreia Nerling, que garantiu ser parceira na luta pela implantação do serviço em Palmeira das Missões. A gestora também enfatizou que o Governo Municipal sempre irá pautar seu trabalho no acolhimento das demandas dos portadores de necessidades especiais.

Na Secretaria Municipal de Assistência Social também foi tratado da Lei Municipal nº 5.305, de 2019, que dispõe sobre a emissão da Carteira de Identificação do Autista (CIA). A finalidade da carteira é assegurar os direitos constitucionais das pessoas com Transtorno do Espectro Autista e deve ser emitida pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

(Foto e Texto: Assessoria de Imprensa).