ABRIL AZUL: Reunião com Prefeito discute implantação do Centro de Referência em Transtornos do Espectro Autista em Palmeira das Missões

por Raquel Maciel última modificação 14/04/2021 12h31

Na manhã dessa terça-feira, dia 13, aconteceu uma reunião na Prefeitura Municipal com representantes de diversas entidades que são engajadas na casa autista. O intuito principal do encontro foi a articulação para que o Município se habilite para receber um Centro de Referência em Transtornos do Espectro Autista.

Os Centros de Referência em Transtornos do Espectro Autista fazem parte do programa TEAcolhe, lançado pelo Governo do Estado com o objetivo de organizar e fortalecer as redes municipais de saúde, de educação e de assistência social no atendimento às pessoas com autismo e suas famílias.

O autismo é uma síndrome que afeta vários aspectos da comunicação, além de influenciar também no comportamento do indivíduo. Segundo dados de especialistas, existe hoje um caso de autismo a cada 110 pessoas. Dessa forma, estima-se que o Brasil possua cerca de 2 milhões de autistas.

Para o Presidente do Poder Legislativo, Claudio Mineiro, mais do que acender uma luz azul na fachada de prédios, é necessário discutir políticas públicas para atender essa demanda. “O mais significativo é estarmos aqui, nessa roda de conversa, e pensar políticas públicas para essas pessoas”, garantiu Mineiro.

A Secretária Municipal de Educação, Maria Andreia Nerling, afirmou que o trabalho conjunto é importante para conquistar o Centro de Referência. “Que a gente trabalhe de forma conjunta para que possamos atender tanto essa questão do autismo, quanto a educação especial de um modo geral. Trabalhar inclusão é importante e necessário, e embora seja um debate que não é novo, ainda tem muita coisa para ser feita”, disse a Secretária.

O Prefeito Evandro Massing também manifestou o apoio do Governo Municipal para habilitar o serviço de atendimento aos autistas e suas famílias. “Somos parceiros, enquanto Prefeitura Municipal, para desenvolver esse projeto, em conjunto com a saúde, com a universidade, com a APAE. Temos que ver também outras possibilidades para captar recursos e desenvolver projetos em parceria com essas entidades. [...] Podem contar conosco, podem contar com nosso trabalho”, enfatizou Massing.

Participaram da reunião, além dos nomes já citados, representantes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE, do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência – CONPEDE, da 15ª Coordenadoria Regional de Saúde, da 20ª Coordenadoria Regional de Educação, e da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Como forma de encaminhamento, foi criado um grupo de trabalho que irá se reunir nos próximos dias para tratar das exigências do edital de seleção das propostas para implementação do Centro. A proposta deve ser cadastrada junto ao Governo do Estado até o dia 10 de maio.

(Foto e texto: Assessoria de Imprensa).