Abril Azul: vereador requer criação de frente parlamentar sobre autismo

por Camila Carvalho última modificação 07/04/2022 09h30
Sessão Ordinária da última segunda-feira (04), também teve Tribuna Popular com representante da empresa Recicle.
O Abril Azul é uma campanha mundial de conscientização sobre o autismo, transtorno que afeta o desenvolvimento neurológico da criança que gera alterações na comunicação, dificuldade (ou ausência) de interação social e mudanças no comportamento.
Nesse sentido, o vereador Claudio Mineiro, do PT, apresentou um requerimento, na Sessão Ordinária da última segunda-feira (04), para criação da Frente Parlamentar de Conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Para o vereador, é preciso conhecer o autismo para poder conviver, interagir e promover espaços inclusivos, respeitando e possibilitando a harmonia nas relações. “É necessário divulgar, orientar, informar e realizar ações inclusivas para melhor desenvolvimento dos indivíduos com TEA, bem como promover uma melhor qualidade de vida para as famílias, com suporte e atendimento adequado”, garante o vereador.
A Frente Parlamentar de Conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista atuará na promoção de ações que visam disseminar uma cultura inclusiva em relação ao autismo.
Também na Sessão Ordinária dessa semana, a Tribuna Popular teve a participação do represente comercial da empresa Recicle, Cícero da Silva, que fez uma explanação sobre a gestão de resíduos sólidos urbanos no Município e sobre a atual situação do empreendimento.
“A Recicle é o único aterro de resíduos sólidos de construção civil e demolição do Município de Palmeira das Missões habilitado. É a única central de recebimento de resíduos de poda licenciada. E a única central de triagem para resíduos classe I (perigosos), II A e II B”, afirmou da Silva.
Ainda segundo ele, a cidade apresenta diversos pontos inadequados com entulhos e empresa não está desenvolvendo nenhum dos serviços, para os quais está habilitada, para o Município.
Nesse sentido, o vereador Rodrigo Chagas, do Progressistas, protocolou um Pedido de Informações, que será encaminhado ao Poder Executivo, questionando acerca das empresas licenciadas para a atividade de destinação final de resíduos sólidos da construção civil; empresa foi contratada para o recolhimento dos resíduos Classe I, que se encontravam no Parque de Exposições (lâmpadas e resíduos enterrados); empresa devidamente licenciada está recebendo os resíduos de poda e construção civil gerados no município e coletados pela Secretaria de Obras; entre outros.
Na sessão, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei Ordinária nº 047/2022, que abre crédito no valor de R$15,00 para devolução de saldo do convênio para concessão de auxílio emergencial para profissionais da Educação Física.