Aprovado projeto que prevê exame para detecção de trombofilia às mulheres do município

por Raquel Maciel última modificação 22/09/2020 12h06

Na Sessão Ordinária dessa segunda-feira, dia 21, os vereadores aprovaram o Substitutivo nº 001 ao Projeto de Lei Legislativo nº 033/2020 que institui o direito de toda mulher, atendida na Rede Pública Municipal de Saúde, ao exame genético que detecta trombofilia e seu respectivo tratamento, no caso de histórico familiar de pessoas com a doença.

A Trombofilia é uma predisposição para desenvolver trombose, causada por defeitos na coagulação do sangue que favorecem a formação de coágulos (trombos), e pode ocorrer de forma hereditária ou adquirida.

A investigação, que trata o projeto, deverá iniciar na primeira consulta com o obstetra ou ginecologista, permitindo ao profissional conhecer o histórico familiar da paciente, particularmente, em relação à trombose/trombofolia, ou gravidez com complicação e outros fatores hereditários. A proposição é de autoria do vereador Leandro Lima e foi aprovada com votos favoráveis de todos os parlamentares.

Também foi aprovado o Projeto de Lei Ordinária nº 123/2020 que autoriza o Poder Executivo a abrir crédito suplementar no valor de R$30.000,00, para pagamento de horas extras de servidores lotados na Casa da Criança e do Adolescente para o restante do exercício de 2020. E o Projeto de Lei Ordinária nº 128/2020 que autoriza o Poder Executivo a abrir crédito especial no valor de R$7.789,05, para corrigir um lapso de digitação que não incluiu a contrapartida do município em projeto aprovado anteriormente.

Também na sessão dessa semana, foi aprovada a Indicação nº 024/2020, do vereador Claudio Mineiro, para que o Poder Executivo construa duas bocas-de-lobo e canalização na Rua Panambi.

Pedidos de Providências

Durante a reunião foram aprovados cinco Pedidos de Providências, que são encaminhados à Administração Municipal, e solicitam:

• Realização do calçamento na Rua João Candido Fagundes, haja vista que dependendo das intempéries dos tempos fica intrafegável a movimentação de veículos e pedestres da mesma.

• Realização do patrolamento e o encascalhamento na Rua Padre Paulo Streit, Área Verde.

• Recuperação do asfalto da Rua Júlio de Castilhos no Bairro Vista Alegre.

• Substituição das lâmpadas queimadas na Rua do Trevo, próximo ao nº 105, Bairro Passo D’ Areia.

• Implantação de quebra-molas na Rua Panambi, nº 390, Bairro Vista Alegre.

(Foto e texto: Assessoria de Imprensa).