Audiência Pública discute sobre o HPR

por Raquel Maciel última modificação 08/07/2022 11h23
Um dos assuntos tratados na ocasião foi o cronograma da obra do Hospital Público Regional, em Palmeira das Missões, além da forma de contratação de funcionários.

A Câmara de Vereadores realizou, na noite dessa quarta-feira (06), uma audiência pública para tratar do Hospital Público Regional (HPR).

Dentre outros assuntos, foi tratado sobre o cronograma atual da obra, o modelo de gestão do hospital, a forma de contratação dos funcionários e projetos que estão sendo desenvolvidos em paralelo.

Até o momento, 59,45% da obra do HPR já foi executada, com um valor pago até o momento de R$72.979.772,28. Dessa forma, restam cerca de R$10 milhões para as próximas etapas da construção.

A mesa foi composta pelo Presidente do Poder Legislativo - José Carlos Arruda, pelo Prefeito em exercício - Régis Lorenzoni, pelo Diretor do campus de Palmeira das Missões da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - Luiz Anildo Anacleto da Silva, e pelo Especialista em Saúde e Assessor Jurídico - Gilberto Barichello.

Também estiveram presentes, os vereadores Claudio Mineiro, Clovis Brizola, Maninho Saggin, Orlei Azeredo, Rodrigo Chagas, Vilmar Godois e Sidinei Oliveira - proponente da audiência pública, os arquitetos e fiscais da obra - Artêmio Sarturi e Pedro Couto, o Gestor do Contrato do HPR - Ademar Câmara, Secretários Municipais e comunidade em geral.

O HPR será referência para 72 municípios e beneficiará uma população de cerca de 500 mil pessoas, com atendimento de média e alta complexidade. A previsão é de que o complexo hospitalar gere mais de 1,3 mil empregos diretos.

A estrutura terá nove blocos onde funcionarão 220 leitos, sendo 180 de internação e 40 de UTI (20 leitos adulto, 10 leitos neonatal e 10 leitos infantil).

A previsão é de que a partir de julho do próximo ano entre em funcionamento parte das especialidades previstas, sendo que até 2025 a casa de saúde deverá funcionar de forma total.

(Fonte: Assessoria de Imprensa).