Câmara de Vereadores realiza solenidade de posse da nova Mesa Diretora

por Raquel Cassol Maciel última modificação 06/01/2026 08h30
Sindimara Ribeiro torna-se a terceira mulher a presidir a Câmara ao longo da história do município.

A Câmara de Vereadores de Palmeira das Missões empossou, na noite da última sexta-feira (02), a nova Mesa Diretora para o período legislativo de 2026. O ato solene marcou um momento histórico para o Legislativo municipal com a posse da vereadora Sindimara Ribeiro (PT) como presidente da Casa, fato que não ocorria há 15 anos. A última mulher a ocupar o cargo foi em 2010, e Sindimara torna-se a terceira mulher a presidir a Câmara ao longo da história do município.

Além da presidente, compõem a Mesa Diretora o vereador Renato Lunkes (PV), como vice-presidente, e Clodoaldo Bueno (PT), como 1º secretário.

A solenidade contou com a presença de vereadores, autoridades locais e regionais. A mesa oficial foi composta pelo presidente da Câmara em 2025, Antonio Vezaro; pelo prefeito Evandro Massing; pelo vice-prefeito Régis Lorenzoni; pelo vice-presidente eleito para 2026, Renato Lunkes; pelo 1º secretário Clodoaldo Bueno “Tio Lico”; e pelo capitão PM Felipe Renz, que representou o 39º Batalhão da Brigada Militar.

Em seu discurso, a presidente Sindimara Ribeiro ressaltou o significado histórico de assumir o comando do Legislativo sendo mulher. “Ocupar a Presidência da Câmara de Vereadores, sendo mulher, não é apenas uma conquista individual, é uma conquista coletiva. É resultado da luta de muitas mulheres que vieram antes de nós, que abriram caminhos e enfrentaram o silenciamento e a desigualdade. Assumo este cargo com o compromisso de honrar cada mulher de Palmeira das Missões, fortalecendo a democracia e defendendo a igualdade como princípio político e humano”, declarou.

Com 36 anos, Sindimara Ribeiro é advogada, casada e mãe de um filho. Sua trajetória é marcada por uma atuação de 18 anos no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Palmeira das Missões, entidade na qual também fez história ao se tornar a primeira mulher presidente, destacando-se pela defesa dos pequenos agricultores e pela luta em prol do fortalecimento da agricultura familiar no município. No último pleito, Sindimara foi a vereadora mais votada do município.

(Fonte: Assessoria de Comunicação Social).