Câmara entrega troféu Tradicionalista Destaque 2019

por Camila Carvalho última modificação 24/09/2019 15h47
Secretaria Municipal de Cultura e entidades tradicionalistas escolheram Mariluza de Souza Peixoto para ser a homenageada da Semana Farroupilha deste ano.
Câmara entrega troféu Tradicionalista Destaque 2019

Vereadores e componentes da mesa na entrega do troféu à Mariluza.

Aconteceu na noite dessa segunda-feira (23), na Câmara de Vereadores de Palmeira das Missões, a entrega do troféu e do diploma Tradicionalista Destaque 2019. A solenidade reuniu representantes de entidades tradicionalistas, vereadores, familiares e amigos da homenageada desse ano.

Mariluza nasceu em Cruz Alta, em novembro de 1946, mudou-se para Palmeira das Missões em 1961 e logo já ingressou no meio tradicionalista. Foi prenda e integrante da Invernada Artística do CTG Galpão da Boa Vontade. Foi Fundadora do grupo “Os Missioneiros”, nesse tempo foi pesquisadora do Chiripá Primitivo e confeccionou as vestimentas dos dançarinos da invernada. Mariluza se destacou por ser a primeira mulher a assumir cargos relevantes no tradicionalismo, como a coordenação da 17ª Região Tradicionalista e a patronagem do CTG Galpão da Boa Vontade.

Depois de tantos feitos, de tantas histórias de incentivo ao tradicionalismo, Mariluza se afastou para cuidar de sua mãe, Donatildes. Em 2002 mudou-se para Tramandaí, onde reside até hoje. No 32º Carijo da Canção Gaúcha foi homenageada com a Música “Mariluza, mulher pé-no-chão”, de autoria de seu sobrinho Alessandro Scalei e recebeu duas premiações: “Melhor Tema de Palmeira das Missões” e “A Música Mais Popular”.

Durante seu pronunciamento, a homenageada falou das tantas histórias que protagonizou dentro do tradicionalismo municipal e fez um apelo ao público presente e aos parlamentares. “Vamos nos ajudar um pouco mais. Vamos fazer coisas como eu fazia quando era patroa do Galpão para poder carregar as prendas e os peões por todo o Rio Grande. O CTG não vive só de baile, o CTG tem que trabalhar, e nós temos que trabalhar. [...] É um pedido que faço a vocês, não pelos CTGs, é pela Palmeira!”, disse Mariluza.

Para o presidente do legislativo, Fernando Vilande, realizar a homenagem é motivo de orgulho e gratidão. “É uma homenagem singela, mas justa e de coração. Porque sabemos da importância de ser a escolhida entre os CTGs e a Secretaria. Com certeza o seu legado vai fazer com que os mais jovens se motivem a continuar cultuando a tradição e mantendo a chama viva do gauchismo”, afirmou Vilande.

O vereador Tiago Antunes também ocupou a tribuna para destacar o trabalho realizado pela homenageada. “Ouvimos muitos comentários, de quando a pessoa não tinha condições e você pegava e fazia o vestido de prenda, para a mãe ficar orgulhosa da filha e encher os olhos. [...] Precisamos de mais Mariluzas, de mais mulheres guerreiras como você”, disse o vereador.

Compuseram a mesa principal da solenidade, além dos nomes já citados, o Vice-prefeito Lúcio Borges, a vice-presidente do legislativo, Karin Uchôa, o 1º Secretário, Leandro Lima, o Coordenador da 17ª Região Tradicionalista, Evandro Martins, e o Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Celso Valduga.

(Texto e foto: Assessoria de Comunicação Social)