Câmara entrega troféu Tradicionalista Destaque a Gaspar da Silva Martins

por Raquel Maciel última modificação 22/09/2022 12h06

“Vamos pra boca do brete, laçar uma rês de esperança. Na cancha grande da vida, vem um taura de importância! Arma o laço, o laçador, que a tradição não tem fim. E a Palmeira aplaude em pé o grande Gaspar Martins!”

Os versos do compositor palmeirense Rômulo Chaves dão uma amostra da estreita relação do homem com a lida campeira. É essa história que foi enaltecida na Câmara de Vereadores, na noite dessa quarta-feira (21), na entrega do troféu Tradicionalista Destaque 2022 ao “Campeão da Vacaria” Gaspar da Silva Martins.

Gaspar da Silva Martins aprendeu com o pai, Atanagildo Pinto Martins Filho, a camperear com o gado, a lidar na mangueira e a pegar o gosto por frequentar os rodeios da região. Com apenas sete anos já aprendeu a laçar e a partir desse momento vieram grandes conquistas no meio tradicionalista.

O gaúcho se orgulha do título de “Campeão da Vacaria”, conquistado em 1974, no 10º Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria. Na oportunidade, ele representou o CTG Galpão da Boa Vontade, e alcançou o 1º lugar no Laço Individual, na categoria Nacional e Internacional. Ainda no Rodeio de Vacaria, foi Campeão Nacional de Rédeas, nos anos de 1976, 1978 e 1980. É importante destacar que, para a tradição gaúcha, Vacaria é considerada a Copa do Mundo dos Rodeios.

A filha de Gaspar, Elisabete, agradeceu a homenagem e falou da importância de valorizar as tradições gaúchas. “É um orgulho fazer parte dessa história e ver meu pai sendo homenageado ainda em vida pelo que fez pelo nosso Município. Gostaria de salientar ainda, a importância do Poder Público, e da Câmara de Vereadores, por estarem engajados com o tradicionalismo, pois participaram de todas as noites em todas as rondas”, destacou.

O Presidente da Câmara de Vereadores, José Carlos Arruda, destacou que o Poder Legislativo valoriza o tradicionalismo gaúcho e reconhece quem faz parte dessa história. “É uma grande satisfação estar aqui, nessa noite, presidindo essa Sessão Solene em homenagem a esse ilustre palmeirense que demonstrou o que é o tradicionalismo para Palmeira das Missões. [...] Nossa cidade te abraça, Gaspar. Pela tua história, pelo teu currículo”, disse Arruda.

A solenidade reuniu representantes das entidades tradicionalistas de Palmeira das Missões, familiares e amigos do homenageado. A mesa de autoridades foi composta pelo Presidente da Câmara de Vereadores, José Carlos Arruda, o 1º Secretário da Câmara de Vereadores, Gabriel Pereira, o Vice-Prefeito, Régis Lorenzoni, a Secretária Municipal de Educação, Cultura e Turismo, Maria Andreia Maciel Nerling, o Coordenador da 17ª Região Tradicionalista, Evandro Otero, e o homenageado – Gaspar da Silva Martins. Também estiveram presentes, a vereadora Karin Uchôa e o vereador Rodrigo Chagas.

(Fonte: Assessoria de Imprensa do Legislativo).