Câmara realiza audiência pública em defesa da UFSM

por Camila Carvalho última modificação 21/08/2019 10h37
Audiência com o tema "UFSM - Campus de Palmeira das Missões: Desafios e Possibilidades Regionais", lotou o plenário da Casa.
Câmara realiza audiência pública em defesa da UFSM

UFSM enfrenta redução orçamentária desde 2014.

A Câmara de Vereadores realizou, na noite dessa segunda-feira (19), uma audiência pública para tratar dos desafios e possibilidades da Universidade Federal de Santa Maria, Campus de Palmeira das Missões. O plenário da Casa lotou com a presença de alunos e professores da Rede Estadual de Educação, acadêmicos, docentes e demais servidores da universidade, representantes de entidades e comunidade em geral.

Compuseram a mesa principal, o presidente do legislativo, Fernando Vilande, a vice-presidente e relatora da Frente Parlamentar em Defesa da UFSM, Karin Uchôa, o presidente da Frente Parlamentar, vereador Claudio Mineiro, o procurador-geral do município, Jorge Adones, o reitor da Universidade Federal de Santa Maria, Paulo Afonso Burmann, e o diretor do Campus de Palmeira das Missões, Rafael Lazzari.

Na abertura da audiência, o presidente da Casa destacou a relevância do tema para toda a comunidade e, também, a mudança que a universidade trouxe para o município. “Entendemos que a questão da importância da educação na busca de desenvolvimento social e econômico é indiscutível. [..] Sempre falamos que Palmeira das Missões tem uma linha, antes da UFSM e depois da UFSM”, citou Vilande.

O reitor da universidade, Paulo Afonso Burmann, explanou sobre o contingenciamento (bloqueio) de recursos, que acontece desde 2014, e como a instituição está enfrentando esse processo. “Os ajustes foram feitos, nas contas, nas despesas, nos processos administrativos da universidade, e continuamos fazendo. E cada vez que o fazemos, isso significa mais gente desempregada. Porque os cortes maiores acontecem nos prestadores de serviços da universidade. É menos vigilante, menos limpeza, menos portaria. Isso vem causando, para além do problema de desestruturação, um problema social em todos os cantos em que a universidade se insere”, disse Burmann.

Após os pronunciamentos dos membros da mesa e vereadores, a palavra foi franqueada ao plenário. Como forma de encaminhamento, ficou definida a elaboração de uma Carta Aberta à comunidade em defesa da Universidade Federal de Santa Maria, Campus de Palmeira das Missões, assinada pelos poderes legislativo e executivo, entidades e representantes da comunidade. Também ficou definida a mobilização dos vereadores, junto aos deputados federais e senadores, em defesa da continuidade de investimentos para a instituição.

(Texto e foto: Camila Schmitt/Assessoria de Comunicação Social)