Câmara realiza Audiência Pública para buscar Pelotão de Polícia Ambiental

por Raquel Maciel última modificação 02/04/2023 20h28
O Pelotão será para o município de Palmeira das Missões.

A Câmara de Vereadores realizou, na noite dessa quinta-feira (30), uma Audiência Pública com o intuito de articular a instalação de um Grupo ou Pelotão de Polícia Ambiental em Palmeira das Missões.

O Conselho Municipal do Meio Ambiente (COMDEMA) comunicou ao Poder Legislativo, em dezembro do último ano, o vazio espacial de cobertura da Polícia Ambiental na região e necessidade de instalação de um Grupo ou Pelotão permanente no Município para que haja rápido e efetivo atendimento às demandas.

A reunião contou com a presença do 1º Tenente Tiago Merlin Bernieri – Comandante do Pelotão Ambiental de Erechim, representando o 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar de Passo Fundo; o Subcomandante do 39º Batalhão de Polícia Militar – Capitão João Antônio Winter; o Presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente (COMDEMA) e Professor da UFSM/Palmeira das Missões, Adriano Lago; a Coordenadora do Departamento Municipal do Meio Ambiente, Mariana Martins de Oliveira; o Fundador da ONG Amigos da mata, membro do COMDEMA e do Conselho Superior da UFSM, Carlos Mello (Pantera); o Presidente da Câmara de Vereadores, Antonio Vezaro; os vereadores Claudio Mineiro, Sidinei Oliveira e Gabriel Pereira, proponente da audiência.

Atualmente, Palmeira das Missões é um dos 24 municípios que estão na área de atuação do 2º Grupo de Polícia Militar Ambiental de Frederico Westphalen. O Comando Ambiental da Brigada Militar atua no exercício da polícia ostensiva com ênfase na proteção ambiental, a promoção da educação ambiental não formal, e a fiscalização de obras e atividades que possam causar degradação do meio ambiente.

Como forma de encaminhamento, ficou definida a criação de uma Frente Parlamentar em Defesa da Instalação do Grupo ou Pelotão de Polícia Ambiental em Palmeira das Missões, bem como, a realização de uma reunião com o Secretário de Segurança Pública do Rio Grande do Sul em Porto Alegre. Para isso, será formada uma comitiva com representantes dos Poderes Legislativo e Executivo, Universidade e entidades representativas ligadas à classe.

(Fonte: Assessoria de Imprensa).