CEREST realiza Programação alusiva ao Abril Verde

por Raquel Maciel última modificação 28/04/2022 14h38
O mês é dedicado à prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest/Macronorte) realizou, na manhã dessa quinta-feira (28), na Câmara de Vereadores, uma programação alusiva ao Abril Verde - mês dedicado à prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

Durante a abertura do evento, o vice-presidente do legislativo, Antonio Vezaro, falou da importância do tema. “Sabemos do quanto é fundamental que o trabalhador esteja bem, física e psicologicamente, para desempenhar suas funções nas mais variadas áreas e setores da sociedade. [...] Que possamos aprender, refletir e juntos pensar políticas públicas efetivas na prevenção de doenças e acidentes de trabalho”, disse Vezaro.

Fizeram parte da mesa de autoridades, o vice-prefeito – Régis Lorenzoni; o Secretário Municipal da Saúde – Izaias Malheiros; o diretor do campus da UFSM/Palmeira das Missões, Luiz Anildo Anacleto da Silva; o representante da 15ª Coordenadoria Regional de Saúde – Renan Fagundes; e a Coordenadora do Cerest – Suellen Mass.

A palestrante da manhã foi a professora da Universidade Federal de Santa Maria (USFM), campus de Palmeira das Missões, Alexa Centenaro, que abordou a temática “Doenças e acidentes de trabalho como problema de saúde pública: do reconhecimento à prevenção”. Alexa é enfermeira, doutora em enfermagem, líder do Laboratório de Estudos em Saúde, Enfermagem e Trabalho (LABEST) e pesquisadora na área de saúde do trabalhador.

Texto e foto: Camila Schmitt.