Conheça mais um Compositor da Fase Local do 35º Carijo

por Raquel Maciel última modificação 24/05/2022 15h55
Erico Guedes Gonçalves: compositor da milonga “Monarca Guarani”, canção selecionada para a edição deste ano.

Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre a trajetória de Erico Guedes Gonçalves, compositor da milonga “Monarca Guarani”, canção selecionada para a edição desse ano do Carijo da Canção Gaúcha.

Não é de hoje que a vida do compositor se entrelaça com o festival de música gaúcha. Na 26ª edição esteve presente com a música “A Lenda da Mulher do Sol”, e na 29ª com “O Rio que Nasce Aqui”.

Segundo ele, a canção selecionada para a 35ª edição fala sobre a lenda de Sepé Tiaraju de uma forma um pouco diferente, mais romântica. “Com certeza vão presenciar, com o Monarca Guarani, uma bela apresentação no palco do nosso grande festival. Sem maiores pretensões, senão a de fazer bonito no palco, esperamos agradar ao nosso povo querido que vai nos prestigiar”, destacou Gonçalves.

O artista também fala sua trajetória com a cultura gaúcha. “Sou um amante das coisas de nossa tradição, folclore, dança e música. Tenho que é coisa de genética, de sangue mesmo. [...] Com certeza antes de ser brasileiro, eu sou gaúcho e a minha pátria maior é a terra onde eu nasci, o Rio Grande do Sul”, afirmou.

Atualmente, Erico é Vice-Coordenador de cavalgadas da 17ª Região Tradicionalista e membro da Ordem dos Cavaleiros do Rio Grande do Sul. Também, já foi agraciado com a Comenda João de Barro, em reconhecimento pelos relevantes serviços prestados ao tradicionalismo gaúcho.

Para finalizar, o compositor fala da expectativa para os dias do festival. “A minha expectativa é a de todos os palmeirenses, que será uma grande festa. Talvez até superior às outras edições, justamente por essa ausência forçada do nosso evento devido à pandemia do Coronavírus. Espero um grande festival, com músicas de alto nível, com ótimos interpretes e grandes músicos”, relatou o compositor.

É pertinente salientar que a melodia de “Monarca Guarani” é de autoria do saudoso Aurélio Moraes – que sempre se destacou no festival, como compositor, intérprete, arranjador, ou jurado.

(Fonte: Assessoria de Imprensa).