Demandas da saúde são apontadas à administração municipal

por Raquel Maciel última modificação 08/03/2021 11h36
Vereadores apontaram demandas ligadas à área como: atuação dos agentes comunitários de saúde, o atendimento nas unidades de ESFs, agendamento de consultas e exames, e a falta de medicamentos.

A Comissão de Saúde, composta pelos vereadores Antonio Vezaro, Carlinhos Arruda, e Vilmar Godois, realizou uma reunião, na manhã do dia 17 de fevereiro, com o Secretário Municipal de Saúde, Izaías Malheiros, com a Secretária Adjunta, Tatiana Silva e com o Presidente do Legislativo, Claudio Mineiro.

Durante a conversa, os vereadores apontaram algumas demandas ligadas à área que foram repassadas pelos cidadãos, como a atuação dos agentes comunitários de saúde, o atendimento nas unidades de Estratégia da Família (ESFs), agendamento de consultas e exames e a falta de medicamentos.

Segundo Malheiros, esse ano a Secretaria Municipal de Saúde precisa atuar dentro do orçamento de cerca de R$ 24 milhões – o mesmo do ano passado, porém, em 2020 teve mais de R$2 milhões de aditivo em função da pandemia do novo coronavírus. O gestor destacou, ainda, que restos a pagar e inúmeras dívidas também atrapalham o andamento dos serviços.

Em relação à falta de medicamentos, o Secretário informou que a licitação já foi realizada. “Foi feita a licitação, temos os prazos estabelecidos, mas, provavelmente, no início de março já vamos estar recebendo os medicamentos”, garantiu Malheiros.

Outra pauta da reunião foi o início do Turno Estendido na Unidade de Estratégia da Família da Fundação Hospitalar de Palmeira das Missões (FUNHPAM), que está vigorando desde a última quarta-feira (17). O horário de atendimento no Turno Estendido é das 17h às 21h, válido para todo o território municipal.

Na próxima segunda-feira (22/2), o Secretário Municipal da Saúde participa da Tribuna Popular da primeira Sessão Ordinária do ano, para explanar sobre a vacinação contra a Covid-19.

(Foto e texto: Assessoria de Imprensa).