Deputados Federais sinalizam mais de R$ 2 milhões para o Município

por Rafael Martins última modificação 26/02/2019 08h19
Lideranças de Palmeira das Missões estiveram em Brasília na ultima quarta-feira (20), onde foi possível encaminhar uma série de questões de interesse do município.

Deputados Federais sinalizam mais de R$ 2 milhões para município

Na última quarta-feira (20), o presidente do Poder Legislativo, Fernando Vilande, os vereadores Fernando de Carli, Sidinei Oliveira e Tiago Antunes, o vice-prefeito Lúcio Borges e o Secretário Municipal de Saúde, Paulo Fernandes, estiveram em Brasília, onde foi possível encaminhar uma série de questões de interesse do município.

O presidente Fernando Vilande destacou que viagem foi muito produtiva e que a busca de recursos é essencial para o desenvolvimento de políticas públicas no município. “Estamos bastante esperançosos que vamos conseguir, até o final do mandato desse novo governo, buscar algumas políticas que vão melhorar a nossa comunidade, principalmente quem está em situação de vulnerabilidade. [...] Nem tudo que a gente busca, a gente vai conseguir. Mas só conseguimos aquilo que buscamos”, afirmou Vilande.

Nas bancadas parlamentares tiveram a sinalização de R$ 300 mil para o Hospital de Caridade do deputado Pedro Westphalen (Progressistas); R$ 500 mil para pavimentação asfáltica e R$ 500 mil para o HC do deputado Marcelo Brum (PSL); R$ 200 mil para a saúde do município do deputado Márcio Biolchi (MDB); R$ 750 mil para pavimentação asfáltica do deputado Jerônimo Goergen (Progressistas); R$ 250 mil para pavimentação asfáltica do deputado Marlon Santos (PDT); e o senador Luiz Carlos Heinze garantiu repasse via Fundo para Saúde e emenda para a aquisição de patrola ou escavadeira hidráulica.

A comitiva esteve no Ministério da Cidadania, com o Ministro Osmar Terra e corpo técnico, onde puderam tratar dos projetos relacionados à Assistência Social. Entre eles, a nova proposta do governo federal de criar a “Casa da Cidadania”, que engloba atividades na área de educação, saúde, esporte e cultura. Também trataram do novo formato de credenciamento com as Comunidades Terapêuticas. Segundo eles, a administração municipal vai se reunir com as entidades que realizam esse trabalho em Palmeira das Missões a fim de que possam se adequar às exigências para manter convênio com o governo federal.

Estiveram também no Ministério do Desenvolvimento Regional, dialogando com a assessoria da Secretaria Nacional de Habitação, sobre o projeto Minha Casa, Minha Vida – Entidades. O município já foi contemplado com o programa e o governo sinalizou a liberação dos recursos.

Na Casa Civil, a comitiva esteve juntamente com o senador Luiz Carlos Heinze, e apresentou e buscou apoio do governo para o projeto do Hospital Público Regional. A comitiva também conquistou novas adesões dos Deputados Federais à Frente Parlamentar Pró- Implantação do HPR.

Outra agenda foi no Ministério da Saúde, onde reivindicaram obras que estão pendentes no município, entre elas a ampliação do posto de saúde do Bairro Promorar II e a ampliação e reforma do posto do Mutirão. Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Paulo Fernandes, nessa terça-feira (26), o governo realiza uma reunião para definir a execução de cerca de mil obras que estão paradas em todo o Brasil. “Essa reunião é para definir os critérios para resgatar essas obras. Ficamos na expectativa que elas sejam retomadas. [...] O que a gente não quer é perder essas obras”, destacou Fernandes.

A Comitiva esteve ainda no Ministério da Educação buscando a repactuação dos recursos da quadra de esportes do Bairro Mutirão e a liberação do restante dos recursos para finalizar a obra da Escola Assembleia de Deus, no Solar das Missões.