Diretor-presidente do IPE-Saúde visita o Município

por Raquel Maciel última modificação 12/11/2019 10h33
Marcus Vinicius Vieira de Almeida assumiu o cargo no início de agosto e tem um projeto de entrega de ações com duração de um ano.

Com o objetivo de aproximar o IPE-Saúde dos profissionais da área e realizar um ato simbólico de ingresso de mais um médico do município ao plano, o oncologista Eduardo Zabaleta e a pediatra Mariana Foresti, esteve em visita à cidade o diretor-presidente Marcus Vinicius Vieira de Almeida, junto ao prefeito e presidente da Famurs, Eduardo Freire e demais autoridades, no dia 6 de novembro do decorrente ano. Almeida assumiu o cargo no início de agosto e tem um projeto de entrega de ações com duração de um ano.

O prefeito Eduardo Freire destacou a importância do diretor-presidente ter vindo pessoalmente a Palmeira das Missões tratar do assunto com médicos do Município e prestadores de serviços do IPE-Saúde, e assegurou que a relação entre Município, Famurs e o instituto, tende a se consolidar cada vez mais.

Com mais de um milhão de usuários, o IPE-Saúde é responsável por garantir atendimento médico e hospitalar a quase 10% da população do Rio Grande do Sul, sendo que só no município são mais de 5.900 mil usuários. Segundo o diretor-presidente, a sua vinda ao Município estabelece um grande compromisso com os palmeirenses, “a comunidade nos depositou confiança e nos entregou ao mesmo tempo a responsabilidade de dar uma atenção diferenciada naquilo que nos for possível atender”. Além disso, declarou, ainda, que a sua gestão pretende ampliar o atendimento do IPE-Saúde em todo o interior do Estado.

Agora, o instituto quer restabelecer os contratos com as prefeituras – hoje quase 290 – e retomar a prerrogativa de poder conveniar entidades de registro profissional, incluindo o profissional liberal no sistema, pagando o mesmo que um servidor público optante. O projeto está tramitando na Assembleia Legislativa. Hoje, o servidor público paga em torno de R$ 240 por mês, podendo colocar todo grupo familiar (esposo, filhos, netos). O orçamento atual do convênio é de R$ 2,5 bilhões.

Estiveram presentes no ato além do prefeito e presidente da Famurs, Eduardo Freire, o vice-prefeito, Lúcio Borges, o presidente do Legislativo Municipal, Fernando Vilande, a vice-presidente da casa, Karin Uchôa, o vereador Marcelo Saggin, além de secretários, profissionais da área da saúde e demais servidores.