Gestores da UFSM Campus de Palmeira das Missões participam da Tribuna Popular

por Raquel Maciel última modificação 05/05/2021 13h10
Ao longo dos 15 anos da UFSM formou mais de mil profissionais em diferentes áreas de atuação.

Em 2021 completam 14 anos que a Universidade Federal de Santa Maria chegou em Palmeira das Missões, trazendo oportunidades e transformando muitas histórias de jovens e adultos da cidade e de toda a região.

Na Sessão Ordinária dessa segunda-feira (03), o Diretor e o Vice-Diretor da UFSM Campus de Palmeira das Missões, Luiz Anildo Anacleto da Silva e Daniel Ângelo Sganzerla Graichen, participaram da Tribuna Popular e falaram sobre integração da universidade com a comunidade palmeirense e sobre as perspectivas de novos cursos e projetos.

Segundo o Vice-Diretor do Campus, Daniel Ângelo Sganzerla Graichen, ao longo dos 15 anos a UFSM formou mais de mil profissionais em diferentes áreas de atuação, sendo que desse total, 80% são mulheres. Ele também mencionou que só nos últimos 5 anos foram construídos dois prédios, três laboratórios e foram investidos mais de R$750 mil em equipamentos.

Graichen também falou a respeito da construção de uma Usina Fotovoltaica para abastecer o Campus. “A nossa ideia é que no próximo ano nós tenhamos capacidade de gerar toda a energia que o Campus consome. Este projeto só não foi feito ano passado porque a rede elétrica da cidade não iria suportar a sobra de energia que o campus estaria gerando”, explicou. Cabe destacar que o projeto para construção da usina já foi aprovado e o financiamento está garantido, restando apenas ajustar alguns detalhes operacionais.

O Diretor do Campus, Luiz Anildo Anacleto da Silva, falou das melhorias que a universidade trouxe ao município e também sobre a perspectiva de novos cursos. “A partir do momento que o Hospital Público Regional estiver funcionando, seguramente, nós estaremos abrindo outros tantos cursos voltados para a saúde. A ideia é que no futuro Palmeira das Missões seja um grande polo de assistência à saúde, mas que também seja um grande polo de formação em saúde, tanto em nível de graduação, quanto em especialização e mestrado. A cidade juntamente com a universidade, trabalhando de maneira congregada e articulada, pode trazer grandes benefícios para toda a região”, garantiu o Diretor.

(Foto e texto: Assessoria de Imprensa).