Homenagem ao 39º Batalhão da Brigada Militar

por Raquel Maciel última modificação 17/06/2022 09h25
Solenidade teve como objetivo homenagear os relevantes serviços prestados em prol da segurança pública.

“Ao ingressar na Brigada Militar, prometo regular minha conduta pelos preceitos da moral, dedicar-me inteiramente ao serviço policial militar, à manutenção da ordem pública e à segurança da comunidade, mesmo com o sacrifício da própria vida”.

Esse é o juramento que os Policiais Militares do Rio Grande do Sul fazem ao ingressar na carreira. Atuar com tanta bravura, dedicação e coragem merece o reconhecimento de toda a sociedade.

Nesse sentido, a Câmara de Vereadores realizou, na noite da última terça-feira (14), uma solenidade em homenagem ao 39º Batalhão de Polícia Militar de Palmeira das Missões pelos relevantes serviços prestados em prol da segurança pública do Município e da região.

O 39º BPM foi instalado no Município no ano de 1967. Sendo que o atual prédio da Brigada Militar foi construído na década de 1980, em terreno doado pelo saudoso Moreno de Lima Fortes.

Em 2005, a Companhia de Palmeira das Missões passou, a denominar-se 39° Batalhão de Polícia Militar, com responsabilidade territorial em 19 municípios, sendo eles: Boa Vista das Missões, Cerro Grande, Condor, Constantina, Dois Irmãos das Missões, Engenho Velho, Jaboticaba, Lajeado do Bugre, Liberato Salzano, Novo Barreiro, Novo Tiradentes, Novo Xingu, Palmeira das Missões, Panambi, Pinhal, Sagrada Família, Santa Bárbara do Sul, São José das Missões e São Pedro das Missões.

Atualmente, o 39º BPM possui 181 policiais militares que, além das atribuições de rotina, desenvolvem trabalhos como o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à violência (PROERD) e a Patrulha Maria da Penha.

A mesa de autoridades foi composta pelo Presidente da Câmara de Vereadores - José Carlos Arruda, Prefeito Municipal - Evandro Massing, Comandante do 39º Batalhão de Polícia Militar - Tenente Coronel Paulo Cesár da Silva Bairros, Subcomandante do 39º Batalhão de Polícia Militar - Capitão João Winter Pedroso, Tenente Coronel da Reserva - Jerônimo Ferreira Barbosa, 2º Secretário da Mesa Diretora - Davi Piovesan, e pela vereadora proponente da homenagem - Karin Uchôa.

Além dos nomes já citados, estiveram presentes os vereadores Clovis Brizola, Marcelo Saggin e Rodrigo Chagas. A solenidade contou, ainda, com as apresentações dos músicos Alan Sauer e Moyses Silva.

(Fonte: Assessoria de Imprensa)