Legislativo se reúne com direção do HC para discutir os reflexos da pandemia nas internações

por Raquel Maciel última modificação 17/05/2021 09h28

Você já pensou em como deve ser desesperador tentar respirar e não conseguir? Já pensou no quão angustiante deve ser precisar de uma máscara para receber oxigênio? Talvez você não tenha parado para pensar nisso, mas desde o começo da pandemia mais de 400 mil brasileiros morreram vítimas da covid-19, doença que tem o comprometimento do sistema respiratório como um dos sinais de maior gravidade.

Nesse sábado (15) foi confirmado o 57º óbito por coronavírus em Palmeira das Missões. São mais de 3 mil casos confirmados, 263 casos ativos em isolamento domiciliar e 27 pacientes internados, sendo 22 no Hospital de Caridade do Município, quatro em Passo Fundo e um em Ijuí.

Durante a manhã dessa sexta-feira (14), aconteceu uma reunião com representantes dos Poderes Executivo e Legislativo e membros da direção do Hospital de Caridade para discutir a atual situação da pandemia e das internações por covid-19 no Município.

Segundo o médico Onazus Suzano, Diretor Técnico do HC, os pacientes estão chegando com comprometimento pulmonar severo e a falta de conscientização da população é preocupante. “O paciente está chegando com um grau de comprometimento severo, com o pulmão muito comprometido, então temos que conscientizar a população. O comércio tem que trabalhar, mediante as medidas – álcool gel, máscara e distanciamento, o que a gente não pode é passar na rua nos finais de semana e ver os bares lotados, ninguém de máscara e mesas uma do lado da outra. O pessoal não está se conscientizando”, disse Suzano.

Para o Presidente da Câmara de Vereadores, Claudio Mineiro, o momento é de fragilidade e a população aguarda respostas e atitudes das autoridades locais. “Todos nós nesse momento estamos muito fragilizados, estamos com medo, apreensivos, porque nunca sabemos o que vem amanhã. [...] Embora estejamos no mesmo barco, correndo o mesmo risco, é de nós que a população espera alguma coisa”, afirmou Mineiro.

A reunião contou com a presença do Administrador do HC, Sergio Blümke, do Vice-prefeito Régis Lorenzoni, dos vereadores Carlinhos Arruda, Clóvis Brizola, Gabriel Pereira, Maninho Saggin, Rodrigo Chagas, do Assessor Parlamentar Cláudio Duarte e do médico Cleriston Bianchessi.

(Foto e texto: Assessoria de Imprensa).