Manifesto pela Vida das Mulheres marca Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores

por Raquel Maciel última modificação 14/11/2025 11h11
Ato simbólico e contundente é realizado no Legislativo Municipal.

Na última segunda-feira, dia 28, a Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores foi marcada por um momento de grande comoção e mobilização social.

Em um ato simbólico e contundente, representantes de diversas entidades ocuparam a tribuna para realizar um manifesto pela vida das mulheres, chamando atenção para os alarmantes casos de feminicídio que aconteceram no estado durante o Feriado de Páscoa e nos dias seguintes.

A tribuna foi utilizada por integrantes da Procuradoria Especial da Mulher da Câmara de Vereadores – Vereadoras Clarissa Bones, Rosângela Ghellar e Sindimara Ribeiro, do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM) – Maria Andreia Maciel, do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM) – Ana Jossade Félix Vieira, do Fórum da Mulher – Márcia Vieira, e da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres – Ana Fão. As representantes destacaram a urgência de políticas públicas mais eficazes e o fortalecimento da rede de proteção às mulheres.

Durante a sessão, foi realizado um minuto de silêncio em homenagem às vítimas de feminicídios ocorridos recentemente no Rio Grande do Sul, durante o feriado de Páscoa. As manifestantes seguravam cartazes com as fotos das mulheres assassinadas, humanizando a dor de tantas famílias e reforçando o apelo por justiça e prevenção.

Como parte da mobilização, o Presidente – Antonio Vezaro, e os vereadores Alex Santos, João Taborda, Leandro Lima, Marcelo Saggin, Mateus Luan, Renato Lunkes, Rodrigo Chagas e Vilmar Godois, assinaram um documento que será encaminhado às autoridades estaduais, exigindo ações concretas no enfrentamento à violência de gênero.

(Fonte: Assessoria de Imprensa).