Mulher Cidadã: Rosa Mattos Vieira

por Camila Carvalho última modificação 17/03/2022 10h35
Conheça um pouco da história da professora que receberá o troféu Mulher Cidadã 2022.
A professora Rosa Aparecida Mattos Vieira, de 56 anos, é a Mulher Cidadã de 2022 na categoria Promoção da Participação Política da Mulher.
Foi indicada pelo Sindicato dos Municipários de Palmeira das Missões (SIMPAM) e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM).
A homenageada é filha de Francisco de Mattos (in memoriam) e Jacira de Quadros de Mattos, casada com Matheus Levi Rodrigues Vieira, mãe de Gianoni e Guilherme, avó de Rafael e Miguel, e um terceiro neto ou neta está a caminho.
Rosa atuou em várias entidades da cidade, entre elas: Conselho Municipal de Educação; Presidente do Conselho Escolar da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom João VI; e Presidente do Conselho Municipal da Alimentação Escolar.
Atualmente, faz parte da diretoria do SIMPAM, Conselho do FAPS – onde é Presidente do Comitê de Investimentos, e do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher – ocupando o cargo de Secretária-Geral.
Com a chegada da pandemia, passou a integrar o grupo “Cozinha do Bem”, que faz a arrecadação de alimentos e distribuição de refeições a moradores de bairros da cidade que tiveram sua renda comprometida em função da COVID-19.
A homenageada também participou de inúmeros projetos de Educação Popular, voltado à inserção no mundo letrado de Jovens e Adultos, pois acredita que através do conhecimento é possível transformar cidadãos para que sejam capazes de lutar por seus direitos.
“A nossa caminhada nunca acontece só. Sempre é cercada de pessoas que estão ali te ajudando, te amparando. E por isso, dedico esse prêmio a minha família e a minha mãe, que é uma pessoa que sempre me ajudou muito e me incentivou em tudo que eu quis!”