Mulher Cidadã: Velci Chagas de Bairros

por Camila Carvalho última modificação 17/03/2022 11h01
Conheça um pouco da história da voluntária que receberá o troféu Mulher Cidadã.
Velci Chagas de Bairros, de 60 anos, é a Mulher Cidadã de 2022 na categoria Atividade Comunitária em Prol da Mulher.
Foi indicada pela Liga Feminina de Combate ao Câncer de Palmeira das Missões, entidade em que atua voluntariamente desde o ano de 2017.
É filha de Valdomiro Marques Chagas e Matilde Prates Chagas, casada com José Pomina de Bairros, há 41 anos. É mãe de Rodrigo Chagas de Bairros, enfermeiro e vereador desta Casa Legislativa, e Patrícia Chagas de Bairros, Engenheira do Trabalho e proprietária, junto com o irmão, da empresa Mastermed – Medicina e Segurança do Trabalho.
Preta, como é carinhosamente conhecida, auxilia na arrecadação e nas vendas do brechó da Liga Feminina de Combate ao Câncer e no acolhimento aos pacientes assistidos pela entidade, dando carinho e conforto nos momentos difíceis. Também participa efetivamente na promoção de eventos para angariar fundos para a entidade e nas ações de orientação e prevenção ao câncer.
Velci afirma que “ser homenageada com o diploma e troféu Mulher Cidadã traz um sentimento de enorme gratidão, pois está representando um grupo de mulheres que trabalham incansavelmente para o apoio e suporte aos pacientes da Liga Feminina de Combate ao Câncer.”
Para a filha, Patrícia, a mãe é um grande exemplo de mulher e sempre foi muito prestativa na comunidade, desenvolvendo suas atividades com muita humildade, respeito e carinho.
“A mãe sempre nos ensinou que tudo começa dentro de casa. Respeito, humildade, amor, união. É a partir de casa que você consegue oferecer para as pessoas que estão de fora. Você não tem como respeitar uma pessoa na rua, se dentro de casa você não tem respeito. Não tem como ser humilde na rua, se em casa você não é humilde. Então, isso tudo ela nos ensinou e nos passou muito bem”, disse a filha.
A homenageada dedica o prêmio de Mulher Cidadã à família, que está sempre dando o suporte necessário e apoiando seu trabalho voluntário.