Privatização da Corsan preocupa funcionários da unidade de Palmeira das Missões

por Raquel Maciel última modificação 23/03/2021 07h21
O presidente do Legislativo manifestou contrariedade à privatização e garantiu que a Casa irá encaminhar uma Moção de Repúdio ao Governo Estadual e uma Moção de Apoio aos funcionários da companhia.

Na última quinta-feira (18), o Governo do Estado anunciou que passará o controle da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) à iniciativa privada.

A fim de discutir esse assunto, o presidente da Câmara de Vereadores, Claudio Mineiro, esteve na unidade da Corsan de Palmeira das Missões, com a gerente Marieli Dakan, na manhã dessa segunda-feira (22). “Sou contra a privatização e como legisladores não podemos separar aquilo que pensamos da forma como legislamos.[..] Vamos fazer todos os movimentos possíveis, via Câmara de Vereadores. Vamos fazer a Moção de Repúdio a esse ato do governador, enviamos direto para o Palácio do Governo e para a Assembleia Legislativa. Também podemos fazer uma Moção de Apoio aos colaboradores da Corsan [...] defendendo, claro, o emprego ganho, mas defendendo esse bem maior, que é a água”, explicou Mineiro.

Segundo a gerente da unidade, a privatização coloca em risco, principalmente, o direito universal de acesso à água e os trabalhos sociais desenvolvidos pela Corsan. “Somos contra, defendemos, claro, o nosso trabalho, pois fizemos concurso para estar aqui. E, mais do que isso, a questão do direito à água. No momento que uma empresa privada assumir, haverá a visão de lucro e não do trabalho social.

O presidente do legislativo manifestou contrariedade à privatização e garantiu que a Casa irá encaminhar uma Moção de Repúdio ao Governo estadual e uma Moção de Apoio aos funcionários da companhia. “Sou contra a privatização e como legisladores não podemos separar aquilo que pensamos da forma como legislamos. Então, queremos lutar para tentar mudar isso ou, no mínimo, mudar o percentual de venda”, disse Dakan.

Nos próximos dias o Poder Legislativo deve encaminhar as moções que, anteriormente, serão apresentadas durante Sessão Ordinária.

(Foto e texto: Assessoria de Imprensa).