Secretário da Saúde participa da tribuna

por Raquel Maciel última modificação 30/09/2019 10h00
Sessão Ordinária dessa semana teve a participação do Secretário Municipal de Saúde, Paulo Roberto Fernandes, a pedido da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores. Os vereadores também aprovaram dois projetos e apresentaram Pedidos de Providências, Informações e uma Moção de Apoio.

A Câmara de Vereadores convidou o Secretário Municipal da Saúde, Paulo Roberto Fernandes, para participar do espaço de Comunicações da Mesa, durante a Sessão Ordinária dessa segunda-feira (16).

O secretário apresentou um relatório simplificado da gestão 2013/2020, destacando três eixos principais de atuação: ações desenvolvidas e organização da atenção básica, transporte de usuários para referências e investimentos na melhoria física das unidades.

Durante sua explanação ele também categorizou que o Sistema Único de Saúde – SUS, atua de maneira tripartite através da pactuação entre gestores federais, estaduais e municipais. A Atenção Básica, a porta de entrada do SUS, é de responsabilidade do município. A média complexidade, caracterizada pelas consultas e exames especializados, é responsabilidade do estado. Já a alta complexidade, aqueles procedimentos que envolvem alta tecnologia e alto custo, é de responsabilidade da União.

“Precisamos melhorar muito ainda, mas também temos a plena convicção que estamos trabalhando muito para cada dia ser melhor e para que nossa população seja bem atendida. Não será por falta de trabalho e organização que não iremos chegar nos objetivos que visualizamos”, garantiu Fernandes.

Paulo Roberto Fernandes atua como Secretário Municipal da Saúde de Palmeira das Missões desde o ano de 2013, tem 13 anos de serviços prestados na área da saúde, possui especialização em Saúde Pública, e atualmente é diretor do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul.

Projetos aprovados

Foi aprovado, por unanimidade, o Projeto de Lei Complementar 081/2019 que autoriza o Poder Executivo a alterar o número de vagas no cargo já criado pela Lei Complementar nº 002/2005. O projeto altera o número de vagas, de 56 para 76, no cargo de monitor.

Já o Projeto de Lei Ordinária 062/2019 que autoriza o Poder Executivo a abrir crédito especial no valor de R$ 2.500,00, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego, para apoiar a realização de encontro cultural da Confraria Duas Rodas de Palmeira das Missões, foi aprovado com votos contrários dos vereadores Adilson Barbosa, Claudio Mineiro, Sidinei Oliveira e Vergilio Matias.

O presidente do legislativo, Fernando Vilande, destacou que a Câmara de Vereadores é um espaço democrático que representa toda a sociedade e que precisa atender as demandas das áreas de educação, saúde, infraestrutura, cultura, esporte e, também, do desenvolvimento econômico.

O evento, que faz parte do Calendário Oficial do Município, acontece no próximo final de semana no Parque de Exposições, tem intuito cultural, sem fins lucrativos, e vai reunir motociclistas do sul do país e de países vizinho.

Segundo os organizadores, na última edição foram registradas 680 motocicletas, não só do Rio Grande do Sul, como de Santa Catarina, Paraná, da Argentina e do Uruguai. Com um público estimado de 3 mil pessoas.

O evento acontece nos dias 20, 21 e 22 de setembro e é aberto para toda a população palmeirense, que poderá contemplar motos e triciclos diversos, desfrutar do festival de Food Truck e entreter-se com apresentações musicais.

Educação

Durante a sessão, o presidente do Legislativo, Fernando Vilande, apresentou uma Moção de Apoio à implantação do curso Técnico em Agropecuária, na modalidade Subsequente, no ano de 2020, no turno da noite, com atividades práticas nos finais de semana e feriados em regime de semi – internato.

Para Vilande, a relevância da implantação do curso vai além de promover o Desenvolvimento do Agronegócio, através da atualização tecnológica e conhecimento técnico para acompanhar as mudanças permanentes no setor, também irá oportunizar muitos alunos que gostariam de fazer o Curso Técnico em Agropecuária, mas trabalham durante o dia, desta forma proporcionando uma porta de emprego no setor Agropecuário.

A Moção de Apoio foi assinada por todos os vereadores.

Ouvidoria no HC

O vereador André Ramgrab apresentou uma Indicação que sugere à Comissão Intervencionista do Hospital de Caridade de Palmeira das Missões que proceda estudos e viabilize a criação de uma Ouvidoria do HC, para que o cidadão possa se manifestar através de sugestões, reclamações, solicitações, elogios e denúncias, bem como, solicitar informações relativas às atividades da entidade.

Providências

O vereador Vergilio Matias apresentou dois Pedidos de Providências durante a sessão. Um deles solicita a troca da lâmpada do poste situado na propriedade do Sr. João Floriano, na Linha Modesto interior do município. O outro solicita que o Poder Executivo, através da Secretaria competente, tome as medidas cabíveis para que as estradas da Linha Passo Raso sejam encascalhadas, principalmente as que fazem a linha do transporte escolar.

(Texto e foto: Assessoria de Comunicação Social)