Sessão Ordinária nº 32/2019

por Raquel Maciel última modificação 08/10/2019 16h54
A Sessão desta última segunda-feira (7) teve como principais assuntos campanha do "Outubro Rosa" e as atividades desenvolvidas pela empresa Reclicle LTDA em Palmeira das Missões.

Aconteceu nesta segunda-feira a Sessão de nº 32/2019, na qual vereadores puderam debater sobre a importância da Campanha do "Outubro Rosa", e ficarem a par das atividades da empresa Recicle LTDA no município.

A presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Palmeira das Missões, Ana Paula Portela, ocupou a Tribuna Popular para falar sobre a campanha do Outubro Rosa. Durante seu pronunciamento, ela destacou a importância de conscientizar as mulheres palmeirenses para a realização da mamografia, exame que é disponibilizado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde.

A presidente também falou sobre as atividades desenvolvidas pela entidade. “Nós representamos pessoas que estão sofrendo. Pessoas que vão lá para receber ajuda financeira, psicológica, nutricional, mas também aquele abraço de conforto, de carinho e de amizade. Gostaríamos também que a população, e que vocês entendessem, que o trabalho que realizamos na liga é um braço da saúde. [...] Estamos de lá, de terça a sábado, voluntariamente”, falou Ana Paula.

A vereadora Karin Uchôa, proponente da participação da Liga na tribuna, salientou a relevância do trabalho realizado pela entidade. “Não existe saúde se não existir o calor do trabalho voluntário, do amor, da responsabilidade e do acolher. Com o que vocês fazem lá, 60% da dor já vai embora, depois a fé e a medicina fazem a sua parte”, disse a vereadora.

Atualmente, a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Palmeira das Missões possui 103 pacientes cadastrados que recebem atendimento semanal nas áreas psicológica, nutricional e financeira.

Após a tribuna, foram acessas as luzes cor-de-rosa da fachada da Câmara de Vereadores simbolizando a abertura oficial da campanha do Outubro Rosa no município.

Até o final do mês, a Liga realiza diversas atividades, em parceria com entidades públicas e privadas, voltadas à conscientização da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer.

Também, fez uso da Tribuna Popular, o representante da Recicle Ltda., Cícero Leopoldo da Silva, que falou sobre as atividades desenvolvidas pela empresa no município.

A Recicle está situada na BR 468, KM 3,5, e desde 2017 está licenciada para operar um aterro de resíduos sólidos de construção civil e demolição – entulhos. Recentemente, a empresa está habilitada, ainda, como central de recebimento de poda e possui parceria com outras empresas para a destinação de resíduos sólidos de gesso e poliestireno expandido (isopor).

“Estamos à disposição para fazer nossa parte, em parceria com as empresas que queiram, porque juntos vamos conseguir, pelo menos minimizar, essa problemática que é o descarte dos famosos entulhos, que necessitam do descarte adequado e licenciado”, destacou Cícero.

Após a fala do representante da empresa, os vereadores fizeram questionamentos pertinentes ao assunto.

Além disso houve Indicações durante o decorrer da Sessão Ordinária:

Visa sugerir à Municipalidade, depois de ser efetuado levantamento através de pesquisa sobre as formas com que os munícipes estão dando aos resíduos gerados nas residências do perímetro urbano, através de queimas em fundo de quintal, e provavelmente sem conhecimento dos malefícios que podem causar a população em geral como intoxicação com odores, fuligens e fumaças que poluem o ambiente e provocam algumas alterações fisiológicas aos seres humanos. Seja criada uma equipe com a finalidade de orientar e conscientizar às pessoas sobre o tema proposto, podendo ainda ser matéria da Rede Educacional e Saúde do município. Autoria do vereador André Ramgrab.

Visa a adesão de nosso município ao novo Projeto Educacional das Escolas Cívico-Militar, junto ao Ministério da Educação, tendo em vista que o Rio Grande do Sul já aderiu ao programa e o mesmo é patrocinado pela União. Autoria do vereador Fernando De Carli.

Visa demonstrar a necessidade da colocação de um abrigo, cobertura onde as pessoas assim possam se abrigar enquanto aguardam atendimentos na Oftalmo Clínica Palmeira, localizado na Rua Borges de Medeiros nº 475. Autoria do vereador Marcelo Saggin.

(Texto e foto: Assessoria de Comunicação Social)