SETEMBRO: Mês Mundial do Alzheimer

por Sandro Oliveira da Silva última modificação 27/09/2023 16h10
A campanha 2023 para o Mês Mundial do Alzheimer traz o tema “ Nunca é cedo demais, nunca é tarde demais ”

“Nunca é cedo demais, nunca é tarde demais” – SETEMBRO: Mês Mundial do Alzheimer

A campanha 2023 para o Mês Mundial do Alzheimer traz o tema “ Nunca é cedo demais, nunca é tarde demais ”, visando sublinhar o papel fundamental da identificação dos fatores de risco e da adoção de medidas proativas para reduzir, atrasar e potencialmente até prevenir o aparecimento da demência.

Há uma consciência crescente de que a doença de Alzheimer e outras demências podem começar muitos anos antes dos sintomas aparecerem, evidenciando que intervenções de saúde cerebral ao longo da vida podem preveni-las. Com a expectativa de que o número global de pessoas que vivem com demência triplique até 2050, nunca houve uma necessidade tão urgente de compreender e responder aos fatores de risco associados a esta condição.

No Brasil, cerca de 1,2 milhão pessoas vivem com alguma forma de demência e 100 mil novos casos são diagnosticados por ano. Em todo o mundo, o número chega a 50 milhões de pessoas. Segundo estimativas da Alzheimer’s Disease International, os números poderão chegar a 74,7 milhões em 2030 e 131,5 milhões em 2050, devido ao envelhecimento da população. Esse cenário mostra que a doença caracteriza uma crise global de saúde que deve ser enfrentada.