Tribuna Popular discute importância de atividades físicas para promoção da saúde e prevenção de doenças

por Raquel Maciel última modificação 07/04/2021 13h37
Durante a Sessão Ordinária também foi aprovado o Projeto de Lei Ordinária nº 014/2021 e seis Pedidos de Providências.

Na Sessão ordinária da última segunda-feira (05), a Tribuna Popular teve a participação das representantes da Associação de Academias de Palmeira das Missões, Gisela Arisi e Eliane Basso, que explanaram sobre a importância da prática de exercícios físicos para a população e, também, sobre a aprovação do Projeto de Lei que tornou essas atividades como essenciais no município.

A Bacharel em Educação Física e proprietária de academia, Eliane Basso, agradeceu a aprovação do PL e falou sobre os benefícios da prática constante de exercícios físicos orientados por profissionais habilitados. “Quem faz exercício físico sabe da importância que se tem. Muito mais que estética, muito mais que um projeto de verão, muito mais do que um corpo, a educação física está relacionada à promoção da saúde e a prevenção de doenças”, afirmou.

O assunto foi amplamente discutido pelos parlamentares e pelas pessoas que acompanhavam a transmissão da Sessão pela página da Câmara de Vereadores no Facebook. “Com certeza para quem tem depressão ou ansiedade o exercício físico é de suma importância! Devemos nos cuidar sim da covid, mas ficar em casa sufocado e cheio de medicação também mata”, afirmou a internauta Ivete Turczynski.

Para o vereador Davi Piovesan, proponente da Tribuna Popular, discutir esse tema é fundamental para que mais pessoas sejam beneficiadas pela prática de atividades físicas regulares. “Devemos ampliar o debate e falar da importância da atividade física para a nossa comunidade. Com certeza, a educação física contribui, enormemente, para o processo de bem estar e saúde das pessoas”, garantiu Piovesan. Ainda segundo o vereador, é necessário pensar na ampliação de espaços públicos destinados às atividades físicas, principalmente, nos bairros da cidade.

O Projeto de Lei que reconheceu a prática de atividade física como essencial no município foi aprovado na Sessão Ordinária do dia 29 de março e seguiu tramitando, dentro dos prazos legais, para ser sancionado pelo Prefeito Evandro Massing.

(Foto e Texto: Assessoria de Imprensa - Camila Schmitt)

Durante a Sessão nº 006/2021 também foi aprovado o Projeto de Lei Ordinária nº 014/2021, o qual autoriza o Poder Executivo Municipal a abrir crédito especial no valor de R$ 251.873,14 (duzentos e cinquenta e um mil, oitocentos e setenta e três Reais e quatorze Centavos), destinado a Secretaria Municipal de Assistência Social relacionado a Programas de Ações, Proteção Social e Auxílio Financeiro, em função da Covid-19.

Pedidos de Providências aprovados Durante a Sessão:

O vereador Clóvis Brizola solicitou ao Poder Executivo, através da Secretaria competente, realize a manutenção do asfalto da Rua Ana Paula Tobaldine, no Bairro Lütz.

Já o vereador Rodrigo Chagas apresentou cinco Pedidos de Providências, os quais foram:

-  Solicitação para que Poder Executivo, através da Secretaria competente, realize a construção de quebra-molas na Rua Pinheiro Machado, próximo ao Marcos Gás;

Solicitação para que Poder Executivo, através da Secretaria competente, realize canalização de esgoto na Rua Zeferino Franco, próximo ao nº 650, no Bairro Witeck;

Solicitação para que Poder Executivo, através da Secretaria competente, realize a substituição de lâmpadas queimadas na Rua Hildebrando Westphalen, próximo ao nº 40, no Centro;

Solicitação para que Poder Executivo, através da Secretaria competente, realize a substituição de lâmpadas queimadas na Rua Noé Schimidt Coelho, próximo ao nº 875, no Residencial Solar do Horizonte;

Solicitação para que Poder Executivo, através da Secretaria competente, realize a construção de esgoto na Rua Antônio Martin, 150, no Bairro São Marcos, próximo ao Marcos Gás.

(Texto: Raquel Cassol Maciel)