Vereadores aprovam cerca de 1,5 milhões para obras no município

por Raquel Maciel última modificação 04/03/2020 08h48
Grande parte desses recursos são oriundos do Governo Federal, conquistados por meio de emendas parlamentares com articulação política dos vereadores.

Pavimentação asfáltica de importantes ruas da cidade, instalação de academia ao ar livre e reforma de praça, construção de campo de futebol e pavimentação com pedras irregulares (calçamento). Essas são algumas obras que tiveram recursos aprovados na Sessão Ordinária dessa segunda-feira (2).

As principais conquistas se referem à pavimentação asfáltica do trecho II da Rua República; construção de um campo de futebol no Parque de Exposições; pavimentação com pedras irregulares no Distrito Industrial; reforma, revitalização, instalação de academia ao ar livre e playground na praça junto ao Centro Social Urbano; pavimentação asfáltica do trecho I da Rua Germano Norberto Krapf, trecho I d Rua José Pedro Rodrigues e trecho I da Rua Nicolau Borges Lütz; entre outras.

Os Projetos de Leis, que foram aprovados pelos vereadores, tratam de aberturas de créditos que somam R$1.557.684,11 (um milhão, quinhentos e cinquenta e sete mil, seiscentos e oitenta e quatro reais com onze centavos). Grande parte desses recursos são oriundos do Governo Federal, conquistados por meio de emendas parlamentares com articulação política dos vereadores, e ainda há aplicação de recursos próprios do município.

Confira abaixo os projetos que foram aprovados por unanimidade:
• Projeto de Lei Ordinária 013/2020 que abre crédito adicional especial no valor de R$ 335.860,15 para pavimentação asfáltica do trecho II da Rua República. Deste montante, R$ 222.857,14 são oriundos do Ministério do Desenvolvimento Regional e contrapartida do município no valor de R$ 113.003,01.

• Projeto de Lei Ordinária 014/2020 que autoriza o Poder Executivo a abrir crédito adicional especial no valor de R$ 345.618,71 para a construção de um campo de futebol no Parque de Exposições. Deste montante, R$ 222.857,14 são recursos oriundos do Ministério da Cidadania e R$ 122.761,57 de contrapartida do município.

• Projeto de Lei Ordinária 015/2020 que autoriza o Poder Executivo a abrir crédito adicional especial no valor de R$ 240.449,46 para pavimentação com pedras irregulares do Distrito Industrial I. Deste montante, R$ 222.857,14 são recursos oriundos do Ministério do Desenvolvimento Regional e contrapartida do município no valor de R$ 17.592,32.

• Projeto de Lei Ordinária 017/2020 que autoriza o Poder Executivo a abrir crédito adicional especial no valor de R$ 223.945,88 para reforma e revitalização da praça junto ao Centro Social Urbano e instalação de academia ao ar livre e playground. Deste montante, R$ 222.857,14 são recursos oriundos do Ministério da Cidadania e R$ 1.088,74 de contrapartida do município.

• Projeto de Lei Ordinária 018/2020 que autoriza o Poder Executivo a abrir crédito adicional especial no valor de R$ 257.764,92 para pavimentação asfáltica do trecho I da Rua Germano Norberto Krapf, trecho I d Rua José Pedro Rodrigues e trecho I da Rua Nicolau Borges Lütz. Para execução dessas obras serão utilizados R$ 222.857,14, oriundos do Ministério do Desenvolvimento Regional e R$ 34.907,78 de contrapartida do município.

• Projeto de Lei Ordinária 021/2020 que abre crédito especial no valor de R$ 65.678,12 para manutenção, estruturação e custeio do Centro de Testagem e Aconselhamento para atendimento de usuários com doenças virais e infecciosas como HIV, Sífilis e Hepatites.

• Projeto de Lei Ordinária 022/2020 que abre crédito especial no valor de R$70.960,00 para estruturação da atenção à saúde bucal, para a compra de climatizadores, mobiliário novo, autoclaves, equipamentos de informática e outros equipamentos definidos pela equipe técnica.

• Projeto de Lei Ordinária 023/2020 que abre crédito especial no valor de R$ 17.406,87 para pagamento dos estagiários do Programa Primeira Infância Melhor – PIM, referente aos meses de novembro e dezembro de 2019.

Os Projetos de Leis Ordinárias nº 101/2019, que trata da doação de terreno ao Núcleo Palmeirense de Criadores de Cavalos Crioulos (NPCCC), e nº 006/2020, que dispõe sobre alienação de imóvel constituído de terreno pertencente ao município, tiveram suas discussões adiadas por duas sessões.

Na Tribuna Popular a coordenadora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI, explanou sobre o programa que tem como objetivo desenvolver ações para retirar crianças e adolescentes menores de 16 anos do trabalho precoce.

Já no Expediente Nobre Especial, a vereadora Karin Uchôa propôs uma homenagem à coordenadora do PETI e aos alunos que participaram do Concurso de Poesia da 1ª AMBAP Cultural, com o tema exclusivo sobre o trabalho infantil. O concurso aconteceu no final de 2019 e foi organizado pelo PETI a convite da Associação de Moradores do Bairro Profilurb - AMBAP.

(Texto e Foto: Assessoria de Imprensa).