Vereadores aprovam mais de R$400 mil para a área da saúde

por Camila Carvalho última modificação 17/03/2022 08h52
Sessão Ordinária também teve homenagem à SAPAL.
A Câmara de Vereadores de Palmeira das Missões realizou, na noite dessa segunda-feira (21), a primeira Sessão ordinária do ano de 2022.
A reunião, que foi comandada pelo vice-presidente do Poder Legislativo, Antonio Vezaro, também contou com uma homenagem aos 51 anos da Sociedade Amigos de Palmeira – SAPAL.
Somente para a área da saúde, os parlamentares aprovaram cinco Projetos de Leis Ordinárias. O PL 014/2022 que autoriza o Poder Executivo Municipal a abrir crédito especial de R$13.557,49, que será utilizado como contrapartida a recurso oriundo da Consulta Popular 2018/2019, para aquisição de equipamentos para o as Unidades Básicas de Saúde; o PL 015/2022 que destina R$62 mil para a compra de equipamentos de proteção individual (EPI), testes para COVID-19 e manutenção do Centro de Referência ao Enfretamento da COVID-19; o PL 016/2022 que libera R$20.731,81, para a compra de equipamentos para as Unidades Básicas de Saúde, conforme Consulta Popular 2018/2019; o PL 019/2022 que destina R$141.320,82, para aquisição de fraldas para atender os usuários cadastrados na farmácia do Município; e o Substitutivo nº 001 ao Projeto de Lei Ordinária 012/2022, que destina R$205 mil para compra de equipamentos de proteção individual (EPI), testes para COVID-19, e medicamentos para o Hospital de Caridade de Palmeira das Missões.
Os vereadores aprovaram, ainda, o Projeto de Lei Ordinária 021/2022 que autoriza o Poder Executivo Municipal a abrir crédito especial no valor de R$20 mil para concessão de auxílio emergencial aos trabalhadores da cultura.
Também foi aprovado o Projeto de Lei Ordinária 020/2022, que destina R$24.404,60 para complementação de recursos necessários para a construção da praça no Bairro São Marcos.
51 anos da SAPAL
Durante a primeira Sessão Ordinária de 2022, também aconteceu uma homenagem aos 51 anos da Sociedade Amigos de Palmeira, a SAPAL.
A SAPAL é um grupo de amigos que surgiu de dois times de futebol, da Escola Técnica de Comércio e do Colégio Estadual Três Mártires. A fundação da SAPAL aconteceu, oficialmente, no dia 05 de janeiro de 1971, no bar “Café Natal”, de Anacleto De Boni.
Além de todas as memoráveis conquistas esportivas e elos de amizade que foram construídos com o passar dos anos, a SAPAL também consolidou um legado de ações em prol das famílias em situação de vulnerabilidade do município.
Segundo, Marcos Paulo Klaus, que faz parte da direção da SAPAL, esse é o principal título conquistado pelo grupo. “A verdadeira vitória, o verdadeiro título que eu conheci da SAPAL não foi nos campos de futebol e, sim, nas ações sociais. É importante salientar isso, que desde o começo da pandemia, nos unimos ainda mais. [...] e nessa área, sempre apoiados e alicerçados pelo Padre Nildo, temos desenvolvido inúmeras ações sociais”, destacou Klaus.
O Padre Nildo de Moura também aproveitou a oportunidade para enaltecer o trabalho desenvolvido pela SAPAL em prol da comunidade palmeirense. “Essa é SAPAL que eu conheci através desses senhores... Gente que conhece a nossa comunidade, gente que tem desejo de chegar a nossa comunidade porque a ama. E que sabe fazer o que tem que ser feito. Nós podemos admirar muitas virtudes nos seres humanos e nas suas organizações, mas uma das mais bonitas é a virtude de arregaçar as mangas e fazer o que precisa ser feito. [...] Deixo registrado aqui nessa Casa o meu respeito, a minha admiração, o meu apoio e, acima de tudo, o desejo de continuar trabalhando com a SAPAL”, afirmou Padre Nildo.
Além dos nomes já mencionados, ocuparam a tribuna para contar a história da SAPAL, os integrantes do grupo de amigos Sergio Padilha e Carlos Roberto Castro. Ao final da homenagem foi entregue um Voto de Congratulação à SAPAL pelos relevantes serviços prestados à comunidade de Palmeira das Missões.