Vereadores discutem descarte de resíduos sólidos de construção civil e de poda

por Raquel Maciel última modificação 11/05/2021 13h48
Representante da empresa Recicle participou da Tribuna Popular durante a Sessão Ordinária para explanar sobre o tema.

Os resíduos sólidos de construção civil (os entulhos de obras) provocam um grande impacto ao meio ambiente e à sociedade quando não são destinados da forma correta. Fazer o descarte irregular desses resíduos compromete o tráfego, a drenagem urbana e favorece a multiplicação de ratos, baratas, moscas, etc.

Para discutir esse tema, o representante da empresa Recicle, Cícero Leopoldo da Silva, participou da Tribuna Popular na Sessão Ordinária dessa segunda-feira (10), que aconteceu por videoconferência.

Durante sua fala, Cícero destacou as dificuldades que a empresa enfrenta, principalmente no que se refere ao depósito de entulhos em lugares inadequados e atuação irregular de concorrentes. A Recicle é a única empresa licenciada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente de acordo com as normas de proteção e preservação ambiental para recebimento de resíduos sólidos de construção civil e resíduos de poda.

“Se nós não tivermos o apoio, através da Câmara de Vereadores, principalmente da Comissão de Meio Ambiente, com certeza a empresa não aguentará, pagando suas despesas, seus profissionais técnicos, suas habilitações, seus impostos e concorrendo deslealmente com empresas que não fazem nada disso”, afirmou o empresário.

Segundo a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, outra empresa do Município ingressou com o processo de regularização há dois anos, e desde então vem cumprindo as exigências para que também possa atuar de forma regular.

Após a explanação do participante da tribuna, os vereadores puderam esclarecer suas dúvidas e o Presidente da Câmara, Claudio Mineiro, garantiu que a discussão sobre esse tema não irá cessar.

(Imagem e texto: Assessoria de Imprensa).