Vereadores discutem regionalização do HPR

por Raquel Maciel última modificação 30/07/2021 09h10
Encontro reuniu representantes de entidades ligadas à saúde e definiu a realização de um seminário para tratar da parte operacional do Hospital Público Regional.

A Câmara de Vereadores de Palmeira das Missões realizou, na tarde dessa quinta-feira (28), uma reunião para tratar do funcionamento do Hospital Público Regional - HPR. Na abertura da reunião, o Presidente do Legislativo, Claudio Mineiro, falou da necessidade de discutir a forma como o hospital vai operar.

“Nós estamos nos vendo num grande desafio, logo ali esse hospital vai ter que andar, e precisamos saber qual vai ser o formato, qual vai ser a melhor maneira dele operar suas funções. E essa decisão não é só minha ou de outras pessoas, é uma decisão coletiva. Por isso, queremos abrir o debate, nos aproximar dos demais municípios e tratar da regionalização e do funcionamento do HPR”, afirmou Mineiro.

O Prefeito Evandro Massing aproveitou para fazer um relato da atual situação das obras do HPR, garantiu que as demandas que estavam pendentes já foram sanadas, e falou da expectativa para a realização do seminário.

“Que a gente possa fazer um seminário regional, trazendo para cá lideranças, prefeitos e talvez fazer um evento misto. Virtual e presencial, em função do quadro de pandemia que estamos. [...] Para mostrar todo processo de andamento do HPR, e ao mesmo tempo, já ir formatando junto com a região como vai se dar a gestão”, afirmou Massing.

O Prefeito também citou os projetos complementares que poderão ser feitos pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM: Atualização do Plano Assistencial; Projeto de Especificação e Orçamentação do Mobiliários; Plano Diretor de Informação e Informatização; Plano de Cargos, Empregos e Salários; Plano de Gestão e Governança; Plano de Abertura Gradativa (em até 5 anos); e Plano de Capacitação e Treinamento dos Profissionais de Saúde.

Como forma de encaminhamento, ficou definida a criação de uma comissão para organizar o evento, com representantes da UFSM, da Secretaria Municipal de Saúde, 15ª Coordenadoria Regional de Saúde, Poder Executivo e Poder Legislativo.

O seminário deve acontecer dentro de 2 meses, de forma híbrida (presencial e on-line), com representantes dos 72 municípios que serão atendidos pelo HPR, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, Associação dos Municípios da Zona da Produção – AMZOP, Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul – FAMURS, Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul – COSEMS/RS, e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde – CONASEMS.

Estiveram presentes na reunião, além dos nomes já citados, os representantes da 15ª Coordenadoria Regional de Saúde – Fernando Vilande e Guilherme Machado, o professor da UFSM/Palmeira das Missões - Daniel Angelo Sganzerla Graichen, o Secretário Municipal de Saúde – Izaias Malheiros, e os vereadores Antonio Vezaro, Carlinhos Arruda, Clóvis Brizola, Davi Piovesan, Gabriel Pereira, Maninho Saggin, Orlei Azeredo, Rodrigo Chagas e Sidinei Oliveira.

(Foto e texto: Assessoria de Imprensa).