Vereadores entregam emendas impositivas

por Raquel Maciel última modificação 25/04/2022 10h56
Em 2021 cada Vereador destinou cerca de R$100 mil em emendas impositivas.

No dia 11 de abril, os vereadores fizeram a entrega simbólica das emendas impositivas destinadas ao Entrevero de Peões do Estado do Rio Grande do Sul e à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

O Entrevero Cultural de Peões é um evento anual, organizado pelo Movimento de Tradicionalista Gaúcho (MTG), que acontece na cidade do vencedor da categoria Peão Farroupilha.

Com o título conquistado por Ramiro Grethe, o evento aconteceu em Palmeira das Missões, entre os dias 21 e 23 de abril, no Parque Municipal de Exposições, e recebeu o total de R$38.540,00 em emendas.

Estiveram presentes, na entrega simbólica das emendas, representantes de entidades ligadas ao tradicionalismo e vereadores.

Durante o ato, o Coordenador da 17ª Região Tradicionalista, Evandro Otero, falou da importância da destinação de recursos para eventos como esse. “Esse recurso que vocês nos passaram, é um investimento. [...] com a realização desse sonho, a economia de Palmeira vai girar e a cidade ganha visibilidade”, disse Otero.

A APAE de Palmeira das Missões foi contemplada com R$40.480,88 em emendas impositivas.

É importante destacar que a Escola de Educação Especial Recanto Feliz atende 81 alunos entre eles, crianças, adolescentes e adultos, com deficiência intelectual, física, múltipla e transtorno global do desenvolvimento.

Já o Centro de Atendimento Especializado (CAE) atende em torno de 84 usuários nos setores de Psicologia, Fisioterapia, Terapeuta Ocupacional, Assistente Social, Pediatra, Psicopedagogia, Arte terapia, Neurologista, Psiquiatra, Pedagogia.

Sendo que, na área da saúde são realizados em torno de 1500 atendimentos mensais.

A emenda impositiva é os instrumentos pelo qual os parlamentares podem encaminhar, por meio da Lei Orçamentária Anual (LOA), recursos para obras, projetos ou instituições.

No último ano, cada vereadores pode destinar cerca de R$100 mil em emendas impositivas, sendo que metade do valor é encaminhado obrigatoriamente para a área da saúde.

Texto e Foto: Camila Schmitt.